segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A dúvida da cadeira

Estava sentada escrevendo,
Estou sempre sentada escrevendo.
Ah, esse velho hábito de sentar para escrever...
Mas quem foi que inventou as cadeiras?
Pergunto em voz alta.
Mas que estupidez!
Não quero saber quem foi que inventou as cadeiras,
Não quero saber quem inventou coisa alguma nesse mundo.
Isso de querer saber quem inventou as coisas do mundo,não passa de mera pretensão do saber.
Talvez, eu até queira saber quem foi que inventou o mundo...
Mas isso também, é só mera pretensão.
E de nada me valeria saber isso.
Não;eu não quero saber quem foi que inventou o mundo,
Saber isso tiraria toda a graça de estar nele.
Não quero saber,mas quero perguntar,e pergunto:
Quem inventou o mundo?!
‘“Foi...”
Diz ele,tentando elaborar uma resposta.
Não ;não me diga!
Por favor,não me diga...
Quero apenas perguntar,mas não quero resposta alguma.
As respostas só acabariam com a graça de duvidar.
Eu quero duvidar!
Apenas duvidar...
“Mas quem inventou o mundo?”
Ele me pergunta,recomeçando a conversa.
“Não sei,sequer imagino uma resposta.”
Respondo ,timidamente para ele.
“Claro que imagina,todo mundo imagina”.
Diz ele olhando fixamente para os meus olhos.
“Sim;imagino...”
Respondo olhando fixamente para a parede e esquivando-me dos olhos dele.
Pois apenas imagino,
E não quero responder nada!
Quero apenas perguntar ,
Como se fosse uma criança em idade escolar;
Que passas o dia querendo saber por que isso,por que aquilo;
Quero perguntar também,
Por que isso?
Por que aquilo?
Mas não quero resposta alguma,
E daria um soco em quem as respondesse para mim.
Daria sim,se isso não fosse fazer a minha mão doer...
Mas,como dói bater,esquivo-me de olhar ns olhos dele e volto a minha atenção para a parede.
Mas quem foi que inventou o mundo?
Ele volta a perguntar.
Mas quem é ele,que está a me perguntar isso?
Eu só estou sentada a escrever,sozinha no meu quarto.
Quem foi que perguntou isso então?
Foi o mundo?
Sim;foi o mundo!
E quem foi que inventou o mundo?!
Oras,foi..
Ah!
Não quero saber quem inventou o mundo...
Mas acho que vou pesquisar a respeito do cara que inventou as cadeiras.
“Talvez ,ele, seja o mesmo cara que inventou o mundo”.
Diz ele sorrindo ironicamente para mim.

Um comentário:

  1. captei um certo humor,me fez rir e viajar.
    lindo texto pow

    ResponderExcluir